Loja do Clube de Xadrez

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

MINHAS PARTICIPAÇÕES

Atuei de forma direta em 03 Eventos Enxadrísticos, realizados neste ano de 2012:
  1. Curso de Formação para Professores de Xadrez da Rede Municipal de Ensino
  2. Cursos e Simultânea de Xadrez com o Mestre Internacional de Cuba, Gerardo Lebredo Zarragoitia.
  3. Jogos Abertos de Santa Catarina - JASC - Caçador - SC.
Foram realizadas duas etapas (Junho e Setembro) do Curso de Formação para Professores de Xadrez da Rede Municipal de Ensino. Na primeira ( 1ª ) Etapa discutiram-se os conteúdos de xadrez que cada professor aplica em seu dia-a-dia, bem como as estratégias que estes professores utilizam em sala de aula.
Na segunda ( 2ª ) Etapa, um grupo reduzido de professores, para facilitar as tarefas propostas, reuniu-se para elaborar os Conteúdos e Atividades de Xadrez do Pré-Escolar, visando a Formação de uma Apostila para as Séries Iniciais. 
Os dois (02) encontros foram coordenados e ministrados pela Mestra em Educação Márcia Farinella Campos e pelo Professor de Oficinas de Xadrez, Ivacir Helbing.
Curso de Formação Continuada de Xadrez - 2ª Etapa - EBM. Maria Petroli  - Setembro 2012

No período de 17.09.2012 a 20.09.2012, Coordenei a vinda do Mestre Internacional Cubano e Reitor do ISLA (Instituto Superior Latino Americano de Ajedrez), Gerardo Lebredo Zarragoitia. Com uma Programação diversificada, que envolveu Palestra aos Professores da Rede Municipal, Aula com alunos da EBM. Cinquentenário/GEM. Imigrantes, Treinamento das Equipes do Clube Concordiense de Xadrez e Simultânea, O Mestre Lebredo mostrou uma excelente desenvoltura e metodologia, agrando a todos os Grupos com os quais trabalhou!
Palestra do MI Lebredo para Professores de Xadrez da Rede Municipal - 17.09.2012

No "apagar das luzes" do ano enxadrístico, integrei a Equipe de Xadrez do Município de Concórdia nos JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina), realizado em Caçador - SC, de 06.11.2012 a 13.11.2012.
O desempenho da Equipe deixou a desejar, pois encerramos a Competição na 12ª colocação. Nas duas (02) últimas rodadas, 6ª e 7ª , nos defrontamos respectivamente com a Equipe Campeã (Florianópolis) e com a 3ª colocada (Rio do Sul), o que prejudicou enormemente nossa Classificação Final. De qualquer forma, foi uma experiência gratificante e engrandecedora para mim, já que não disputava mais uma Etapa Estadual  de JASC desde 1984.
Joguei somente uma (01) partida, com o forte e  talentoso enxadrista, César Hidemitsu Umetsubo - Rating 2313, 2º melhor tabuleiro na Mesa 04 de Florianópolis e que teve uma performance de 5,5 em 7,0 disputados. Apesar da derrota, gostei do meu desempenho, pois análises posteriores mostraram que estive superior em alguns momentos da partida. 
A Equipe que representou Concórdia nos JASC de Caçador era:

  1. Ladyr Miglioretto Jr. - Concórdia - SC - Rating CBX*: 2017
  2. Alessandro Rodrigues da Silva - São Paulo - SP - Rating FIDE*: 2198
  3. Jorge de Oliveira Godois - Tubarão - SC - Rating FIDE: 2226
  4. Ivacir Helbing - Concórdia - SC - Rating CBX: 1674
  5. Rodrigo Akira Terao (Mestre FIDE) - Suzano - SP - Rating FIDE: 2403
  6. Denison Klein Barreiros da Silva - Concórdia - SC Rating FIDE: 1946
JASC 2012 - Florianópolis (Campeã) x Concórdia - César Umetsubo x Ivacir Helbing - Mesa 03


Nas próximas postagens, irei incluir a análise desta partida com Cesar Umetsubo e também da Simultânea disputada com o Mestre Lebredo.

* CBX - Confederação Brasileira de Xadrez
* FIDE - Federação Internacional de Xadrez

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

E O XADREZ VOLTA À VIDA...

Depois de mais de um (01) ano sem postar, estou retornando à ativa. Foi um ano extremamente difícil para o xadrez concordiense e para mim em particular.
Mas, ignorando as lamentações, destaco aqui meu trabalho realizado em cinco (05) Escolas Municipais de Concórdia - SC (João Theobaldo Magarinos, Maria Petroli, Anna Zamarchi Coldebella, Imigrantes e Petrópolis) como Professor das Oficinas de Xadrez.
Encerrei o ano letivo com 157 alunos, porém, no início de 2012 contava com mais de 200 alunos em minhas aulas de oficina.
No meu caso, atribuo a três (03) fatores a desistência de alunos:

1. Alguns alunos "experimentam" a modalidade e acabam por não gostar.
2. Outros desistem no momento em que o grau de dificuldade aumenta, já que as oficinas tem caráter progressivo, visando a melhoria técnica do aluno.
3. Ainda há aqueles que são obrigados a "estacionar" seus conhecimentos em relação ao restante da turma, pois anualmente adentram nas oficinas alunos novos ou há aqueles em que houve pouca evolução em seu nível enxadrístico, o que acaba obrigando-me a retomar conteúdos em boa parte do ano letivo.

Quanto a este último fator, há a possibilidade de criar-se a partir dos próximos anos, turmas divididas por nível técnico, o que beneficiaria tanto os alunos mais experientes, quanto os iniciantes ou que possuem maior dificuldade em assimilar os conteúdos.
Afinal, há casos como na Escola João Theobaldo Magarinos e Grupo Petrópolis, onde muitos alunos já estão comigo há quatro (04) anos seguidos e contando com um bom nível enxadrístico.
Algumas experiências vivenciadas por mim neste ano de 2012 foram inovadoras e também superaram marcas estabelecidas em anos anteriores.
Na EBM (Escola Básica Municipal) João Theobaldo Magarinos mesclei alunos de 2º à 5º ano, formando uma turma inicial de 30 alunos (meu recorde de alunos em uma mesma turma). No aspecto comportamental (disciplina) foi uma experiência difícil, porém, extremamente produtiva no quesito técnico, pois os mais experientes auxiliaram no progresso dos colegas mais novos. Além do mais, apesar do "fuzuê" que a aula aparentava, o rendimento da turma foi muito bom!
Também superei um recorde na quantidade de alunos em um Torneio Interno de Xadrez: 124 alunos participando da Competição Interna do João Theobaldo Magarinos. Outra experiência surpreendente e gratificante foi a Competição da EBM. Maria Petroli que, apesar de estar há 04 anos sem realizar uma Competição Interna de Xadrez, alcançou a marca de 100 alunos participando.
Fica aqui registrado um especial agradecimento às Escolas Municipais que não mediram esforços para que a modalidade de xadrez nas oficinas tivesse um destaque especial junto às demais disciplinas (com destaque para a Direção destas Escolas).
Também seria injusto não lembrar do apoio recebido da Fundação Municipal de Esportes, no comando do Superintendente Gil Artifon e ao Diretor de Esportes Diomar Perin, que por inúmeras vezes providenciaram as premiações para as Competições Internas das Escolas. Bem como ao Vereador Arlan Guliani, que não mediu esforços para apoiar e auxiliar a modalidade de xadrez de um modo geral. Obrigado!
A quantidade de alunos que participaram de sua Competição Interna de Xadrez foi:

1. João Theobaldo Magarinos = 124 alunos
2. Maria Petroli = 100 alunos
3. Anna Zamarchi Coldebella = 108 alunos
4. Imigrantes = 90 alunos
5. Petrópolis = 91 alunos
Total de alunos envolvidos = 513 alunos
Torneio Interno João Theobaldo Magarinos

Torneio Interno Maria Petroli

Torneio Interno Anna Zamarchi Coldebella

Torneio Interno Imigrantes

Torneio Interno Petrópolis


Convém destacar a participação das Escolas acima mencionadas no I Festival Municipal de Xadrez Escolar (em torno de 160 alunos), realizado no Centro Comunitário do bairro Imigrantes, no dia 22.11.2012 :


1º a 5º ano Feminino - 16 Equipes
  1. GEM. Cinquentenário A = 13
  2. EBM. João Theobaldo Magarinos A = 12,5
  3. GEM. Petrópolis A = 9,0
  4. GEM. Petrópolis B = 8,0
  5. GEM. Maria Melânia Siqueira A = 8,0
1º a 5º ano Masculino - 16 Equipes
  1. GEM. Maria Melânia Siqueira A = 11,5
  2. EBM. João Theobaldo Magarinos A = 10,5
  3. EBM. Natureza A = 9,5
  4. GEM. Petrópolis B = 9,0
  5. EBM. João Theobaldo Magarinos B = 8,5
6ª a 8ª Série Feminino - 10 Equipes
  1. EBM. João Theobaldo Magarinos = 11,0
  2. EBM. Irmão Miguel A = 10,0
  3. EBM. Imigrantes = 9,5
  4. EBM. Anna Zamarchi Coldebella B = 8,5
  5. EBM. Natureza = 8,5
6ª a 8ª Série Masculino - 12 Equipes
  1. EBM. Irmão Miguel A = 12,0
  2. EBM. Concórdia A = 12,0
  3. EBM. Concórdia B = 9,0
  4. EBM. João Theobaldo Magarinos = 8,5
  5. EBM. Imigrantes = 7,5
I Festival Municipal de Xadrez Escolar

Parabéns aos alunos das Oficinas que representaram as Escolas Municipais em que atuo! 
Apenas uma das Escolas não figurou entre os Premiados, devido a ausência de alguns alunos no dia da Competição.